Refazenda
 
 
 

Onça ‘visita’ viveiro do Refazenda em APA
Felino deixou suas pegadas em bandejas de germinação

Há pouco mais de três meses, jornais de São Paulo noticiaram a aparição de um casal de onças-pardas na região da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, no extremo sul da capital e pela primeira vez a Prefeitura confirmou a informação.

A descoberta será descrita no novo inventário da fauna que está sendo desenvolvido na capital. Segundo levantamento da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a lista registra cerca de 700 espécies, sendo 563 vertebrados e 137 invertebrados. Ainda segundo a Secretaria, cerca de 30 espécies estão classificadas com ameaçadas de extinção, e outras 22 estão como quase ameaçadas.

No fim de agosto, ativistas do Pick-upau registraram pegadas de onça dentro da área do viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, do Refazenda (www.refazenda.org.br), o viveiro está localizado na APA Capivari-Monos, e segundo os trabalhadores, o felino, possivelmente, estava caçando uma ou mais saracuras (Aramides cajanea) que têm ninhos próximos ao viveiro.

Frequentemente animais são avistados no viveiro, entre aves (quero-quero, pica-pau-do-campo etc.); répteis (jararaca, falsa-coral etc.); anfíbios (sapo-cururu, perereca-trepadora punctata etc.); mamíferos (onça-parda, sagui-de-tufo-branco, morcegos etc.) além de vários insetos e aracnídeos.

No entanto, o registro mais impressionante foram as pegadas deixadas no viveiro. “Nós já havíamos ouvido muitas histórias dos indígenas sobre a presença de felinos na área da aldeia, mas as pegadas foram extraordinárias”, disse a ativista Andrea Nascimento, coordenadora do Projeto Refazenda.

Essas informações foram repassadas ao Instituto Pró-Carnívoros que fará uma visita na aldeia para coletar dados mais precisos.

Saiba mais sobre as onças
Onça-parda
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Nome popular: Onça-parda
Nome em inglês: puma, cougar, panther, ou mountain Lion
Nome científico: Puma concolor
Distribuição geográfica: América do Norte, Central e Sul. Habitat: Montanhas, florestas tropicais, cerrados
Hábitos alimentares: carnívoras
Reprodução: gestação 90 a 96 dias
Período de vida: as fêmeas até 12 e os machos até 20 anos, aproximadamente
Fonte: Fundação Parque Jardim Zoológico de São Paulo

Onça-pintada
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome popular: Onça-pintada
Nome em inglês: Jaguar
Nome científico: Panthera onca
Distribuição geográfica: sul dos Estados Unidos até a Argentina
Habitat: cerrado, caatinga, pantanal, florestas tropicais
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: 93 a 105 dias com dois filhotes normalmente
Longevidade: cerca de 25 anos
Fonte: Fundação Parque Jardim Zoológico de São Paulo

Sobre a APA Capivari-Monos
A APA possui seis finalidades básicas: proteger a biodiversidade, proteger os recursos hídricos e os remanescentes da Mata Atlântica, resguardar o patrimônio arqueológico e cultural, promover a melhoria da qualidade de vida das populações, manter o caráter rural da região e evitar o avanço da ocupação urbana na área protegida.

Em junho de 2001 a PMSP criou a primeira área de proteção ambiental do município: a APA Capivari-Monos. Localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, a APA possui 25 mil hectares, o que equivale a 1/6 da área do município e está inserida na área de proteção aos mananciais - Sul, incluindo as bacias hidrográficas Guarapiranga, Billings e Capivari-Monos (fundamentais ao abastecimento de água potável da metrópole) e também, na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde. É considerada área tampão entre o Parque Estadual da Serra do Mar e a cidade. (Fonte: SVMA).

Da Redação
Fotos: Agência Ambiental Pick-upau

 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.