X
X
 


Pick-upau online
Notícias+
Produção do Refazenda melhora após parceria do IF
40% de melhoria após implantação de sugestões de técnicos do IF

Após visita técnica dos pesquisadores do Instituto Florestal Dra. Márcia Balistiero Figliolia, do Setor de Produção de Mudas e do Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, do Setor de Melhoramento Genético Florestal, a produção do viveiro melhorou cerca 40%.

Dr. Miguel Freitas e Dra, Marcia Balistiero, do IF; Andrea Nascimento, coordenadora geral do Refazenda e Gabriela Picolo, bióloga do Pick-upau no viveiro do Projeto Refazenda.

A equipe do Projeto Refazenda, sob a coordenação técnica do e engenheiro agrônomo Nelson Matheus Oliveira Junior, fez adaptações simples de sombreamento, mudança de canteiros e passou a aplicar novas técnicas de preparação e quebra de dormência para algumas espécies cultivadas.

Outra mudança fundamental foi a origem das sementes, antes adquiridas de um produtor comercial do interior paulista, que fornecia sementes que chegavam a ter 0% na germinação, para aquisição do Setor de Sementes do próprio Instituto Florestal de São Paulo.

Dr. Miguel Freitas e Dra, Marcia Balistiero, do IF e Gabriela Picolo, bióloga do Pick-upau no viveiro do Projeto Refazenda.

Segundo a coordenadora geral do Refazenda, Andrea Nascimento, a melhora na produção é um fato. “A melhora na produção é visível, inúmeras espécies que antes tinham dificuldades para se desenvolver, tiveram grandes mudanças, após a aplicação de técnicas e procedimentos simples passados pelos pesquisadores do IF”, disse Nascimento.

“Mesmo levando-se em consideração o período da primavera, que favorece a germinação, os resultados do ano anterior, não chegam nem perto do que estamos presenciando agora.”, completa.

Gabriela Picolo, bióloga do Pick-upau e Marcia Balistiero Figliolia, pesquisadora do Instituto Florestal no viveiro do Projeto Refazenda.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o Instituto Florestal
Fundado em 1886, o IF é uma entidade pioneira nas ações de conservação da natureza detendo, através de sua filosofia de trabalho, posição marcante na realidade florestal paulista e brasileira, seja como gerador de atividade sustentável e econômica, seja pela proteção de áreas significativas que abrigam ecossistemas primitivos. Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente desde 1986, o IF sempre cuidou das reservas do estado de São Paulo, tarefa que começo a dividir com a Fundação Florestal a partir de 2007. São mais de 900 mil há de reservas, o que significa cerca de 3,5 % do território paulista, distribuídos em 24 Estações Ecológicas, 27 Parques Estaduais, 19 Estações Experimentais, 01 Reserva Estadual, 02 Viveiros Florestais, 06 Hortos Florestais, abrangendo 114 municípios. O Instituto Florestal é o guardião da biodiversidade do Estado de São Paulo e sua obrigação é garantir às futuras gerações tal patrimônio.
Saiba mais: www.iflorestal.sp.gov.br

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com o Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a aldeia guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a mata atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Da redação
Fotos: Pick-upau

 
 
http://www.mudasnativas.org.br/
Copyright Pick-upau
Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil