X
X
 

 
Pick-upau nas Redes Sociais
Conheça o Projeto+
 
 

O Projeto Refazenda é uma iniciativa da Agência Ambiental Pick-upau, uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, que conta com vários parceiros. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas florestais, como forma de fomento da economia da comunidades tradicionais e o aumento da oferta de produtos florestais destinados à recuperação e ampliação da cobertura vegetal de biomas brasileiros.

Saiba mais sobre o projeto:

O programa produz mudas florestais, comercializa esses produtos e executa plantios provenientes de iniciativas privadas voluntárias, TACs – Termos de Ajustamento de Conduta, e de neutralizações e compensações de emissões de GEE.

Desta forma o Projeto Refazenda reúne a iniciativa privada, a sociedade civil organizada, comunidades tradicionais e o poder público através da iniciativa de reflorestamento participativa.

O Refazenda possui duas diretrizes básicas: 1) a produção de mudas florestais, com ênfase na manutenção da biodiversidade e na proteção dos recursos hídricos; 2) a recuperação e ampliação da camada florestal, com destaque para matas ciliares. Para proporcionar essas atividades o Refazenda possui além do viveiro, uma série de atividades, produtos e serviços institucionais para a promoção dessas ações: produtos didáticos e literários, eventos, identificação de matrizes, capacitação da comunidade em procedimentos agroflorestais e um canal dinâmico para a produção de informações ambientais.

A escolha das espécies nativas a serem plantadas e produzidas é de acordo com a região, o tipo de solo, a prioridade de repovoamento, e principalmente, em função da Listagem das Espécies Arbóreas de Ocorrência Natural de cada região, conforme o bioma/ecossistema e da classe sucessional a que pertencem.

R = Vegetação de Restinga
MA = Floresta Ombrófila Densa
MM = Floresta Estacional Semidecidual
MC = Mata Ciliar
MB = Mata de brejo
C = Cerrado
FOM = Floresta Ombrófila Mista
P = Espécie pioneira ou secundária inicial
NP = Espécie secundária tardia ou clímax

As principais informações sobre o projeto estão disponíveis no website (www.refazenda.org.br), no entanto, se houver dúvidas, você pode contatar a equipe do projeto através do formulário de contato. O site tem como principais objetivos: identificar e divulgar parceiros e patrocinadores; comercializar produtos florestais pertinentes ao projeto; divulgar todas as informações do Refazenda; receber contribuições para plantios e reflorestamentos; auferir propostas de apoios e patrocínios; prestar contas e acompanhar os plantios já realizados e os em andamento, além de promover a educação ambiental e as atividades sustentáveis e extrativistas do projeto.

Para mais informações entre em contato conosco.

Para saber mais sobre neutralização e compensação de emissões de gases do efeito estufa acesso o site do Programa Atmosfera.
Acesse também www.atmosfera.org.br