Refazenda
 
 
 

Compostagem

É um conjunto de técnicas aplicadas, para controlar a degeneração da matéria orgânica e transformar esta matéria em um material semelhante ao solo, chamado composto orgânico. Este processo funciona para o tratamento dos resíduos sólidos na qual o material orgânico é decomposto por microrganismos na presença de oxigênio, até o ponto em que poderá ser armazenado e manuseado com todos os cuidados possíveis e aplicado ao meio ambiente.

Usina de Compostagem

Estes produtos que surgiram deste composto são utilizados em jardins, hortas, substrato para planta e na adubação de solo, uma maneira diferente de devolver para a terra seus nutrientes.

Horticultura orgânica utiliza-se dos produtos da compostagem

Existe uma grande variedade de matérias existentes em uma compostagem, incluindo microrganismos existentes no solo. No procedimento industrial, a regra básica da compostagem é dividida em duas partes, uma animal e outra de resíduos vegetais.
Os materiais que utilizamos na compostagem são resíduos orgânicos em geral, cinzas, lixo doméstico orgânico, rocha lascada e conchas, feno ou palha, podas de arbustos e cerca viva, folhas, resíduos de couro, jornais, serragem, algas marinhas, ervas daninhas, entre outros.

Clique para ampliar

Equipamento móvel de compostagem

No Brasil, 60% da composição dos resíduos é matéria orgânica fácil de reciclar por meio do processo de compostagem, um método simples e de baixo custo. São muitas as vantagens de se montar um depósito de reciclagem orgânica de resíduos urbanos e rurais, como por exemplo:
• Nesse processo ocorre apenas à formação de CO², H2O e biomassa, por ser um processo de fermentação que ocorre na presença de oxigênio, permitem que não ocorra a formação de CH4, que é altamente nocivo ao meio ambiente, muito mais agressivo (23 vezes) que o gás carbônico em termos de aquecimento global.
• Redução do lixo e um aumento na melhoria de vida;
• Reaproveitamento da matéria orgânica;

Os compostos produzidos devem estar em bom uso para serem considerados como condicionadores de solo. Atualmente a coleta seletiva e a reciclagem são uma solução indispensável, pelo fato de reduzir o volume de lixo.
O aumento de Usinas de Compostagem será fundamental para o tratamento de resíduos orgânicos domiciliares e industriais.

Composto orgânico sendo aplicado no solo

Estes compostos de recolhimento e cuidados do lixo são aplicados sob a forma de:
Lixão
É uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos. Este penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente a céu aberto. Atualmente, existem pessoas com falta de informação que coletam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o material fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas

Aterro sanitário
A melhor disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.

Clique para ampliar
Indígena transportando material orgânico

Formação de chorume
É uma substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânica. Este líquido é encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável. O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir os lençóis freáticos, além de atrair moscas trazendo doenças para os seres humanos.

Estação de trasbordo ou de transferência
É o nome para a instalação intermediária entre o serviço de coleta e o ponto de destinação. Os resíduos são transferidos de um veículo a outros meios de transporte, que podem ser caminhões de maior capacidade, barcaças ou vagão ferroviário. Essa medida torna viável a coleta de resíduos na cidade, minimizando o custo de transporte dos mesmos, uma vez que os aterros sanitários estão cada vez mais distantes dos grandes centros de geração de resíduos.
Podem ser da seguinte forma:
• Referente ao meio de transporte adotado: por via rodoviária, ferroviária ou hídrica;
• Referente ao tratamento prévio do lixo: com ou sem sistema de redução de volume;
• Referente ao sistema de redução do volume adotado: por compactação dos resíduos, por trituração ou por reciclagem.

Tratamento do lixo
O tratamento de lixo é uma etapa intermediária do sistema de limpeza urbana. Procedimento aplicado ao resíduo sólido com a intenção de atender às exigências sanitárias, econômicas, sociais e outras. Os principais processos são de compostagem, trituração, incineração e reciclagem.


Camila Pacheco
Da Redação
 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.