Refazenda
 
 
 

A erosão e a desertificação do solo

Pode-se descrever que de todos os recursos naturais existentes no planeta, o solo é um dos mais instáveis, quando modificado.

Na maioria das regiões do planeta, a erosão e a desertificação são ameaças perigosas ao ambiente. A erosão do solo estabelece a principal causa do empobrecimento precoce das terras férteis. Os processos erosivos ocorrem de forma moderada em um solo coberto, mas uma vez modificado, para cultivo ou retirada sua vegetação, tem início a erosão.

A erosão constitui a principal causa do empobrecimento precoce das terras produtivas. As enxurradas são originadas das águas que não foram retidas ou infiltradas no solo e que transportam partículas de solo em suspensão e nutrientes necessários às plantas. O arraste dessas partículas presentes no solo se dá pela ação de fatores naturais, além da própria erosão geológica ou normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.
A erosão é um processo de desprendimento e arraste acelerado dessas partículas do solo, causado pela água e pelo vento, cuja origem está ligada principalmente ao uso e ocupação indiscriminados das terras pelo homem.

A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e seco. Muitas outras situações consideradas como graves problemas de desertificação foram sendo detectadas ao longo do tempo em vários países do mundo.

As causas mais frequentes da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água no desenvolvimento de atividades agropecuárias, na mineração, na irrigação mal planejada e no desmatamento indiscriminado.

Clique para ampliar
Área preparada para combate as ameaças da erosão e desertificação

Buscando alcançar condições adequadas para o desenvolvimento da planta, ou seja, diminuir os efeitos lesivos da erosão, o aumento da disponibilidade de água e nutrientes e da atividade biológica do solo, deve-se traçar um plano de uso, manejo e conservação do solo, envolvendo o produtor, o técnico, os dirigentes e a comunidade
Para a prevenção eficaz da erosão, deve-se fazer a adoção integrada de várias práticas, pois a aplicação de uma prática isoladamente previne parcialmente o problema.

A conservação do solo melhora o rendimento das culturas e garante um ambiente mais saudável e produtivo, para a atual e as futuras gerações. Tem-se ainda a erosão que se manifesta em virtude dos processos de modificação da crosta terrestre, cujo reconhecimento ocorre com longos períodos de atividade.

O controle da erosão e a conservação do solo devem ocorrer simultaneamente, sendo que a conservação do solo não se limita à simples aplicação de determinado número de práticas. Ela deve compreender um sistema de manejo do solo que assegure a obtenção dos maiores rendimentos possível, com sustentabilidade.

Conclui-se que o processo de recuperação de uma área desertificada é complexo, pois necessita de ações capazes de controlar, prevenir e recuperar as áreas degradadas.


Camila Pacheco
Da Redação
 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.