Refazenda
 
 
 

Manejo de Reflorestamento

O termo “manejo” pode ser definido como a execução de operações durante o crescimento e maturação da floresta, com o objetivo de incrementar a produtividade, melhorar a qualidade e agregar valores à matéria-prima.

Um equívoco muito comum ao se efetuar um planejamento florestal é a implantação de reflorestamentos antes da definição do destino e uso final da madeira. Neste caso, são executados manejos inadequados, comprometendo a produtividade e a qualidade do produto, desperdiçando-se dinheiro sem o retorno esperado.

Interferências que parecem mínimas podem trazer conseqüências de grande porte para o sistema produtivo florestal, pois todo manejo causa conseqüências ao ecossistema.

Planejamento estratégico:
No setor florestal, o gerente de planejamento tem uma posição estratégica, pois ele deverá definir a área a ser plantada, o tempo de maturação da madeira ou idade de colheita, a percentagem de abastecimento próprio ou de terceiros, a oferta, a localização e os preços de mercado, para então poder traçar, com segurança, sua própria estratégia e definir o custo da matéria-prima a ser empregada na fábrica.

Em função dos fatores solo, clima e da destinação da matéria prima, as espécies selvagens ou pouco melhoradas apresentam utilizações bastante genéricas e pouco rentáveis, enquanto que espécies melhoradas poderão ter aplicações mais específicas, com maior retorno financeiro. Sendo assim, quando determinadas características são melhoradas, a qualidade da madeira produzida permite uma infinidade de aplicações.

Clique para ampliar
Manejo florestal sendo efetuada em Unidade de Conservação

O planejamento da densidade de plantio deve ser definido em função dos objetivos do plantio, considerando-se que a influência do espaçamento é mais expressiva no crescimento em diâmetro do que em altura, também deve visar à obtenção do máximo de retorno por área. Empresas integradas destinam a madeira dos primeiros desbastes para energia ou celulose, e as árvores remanescentes do povoamento, com porte mais expressivo, são utilizadas para a fabricação de serrados ou para a laminação. Normalmente os plantios são executados com espaçamentos variando entre 3x2 e 3x3 metros, os quais favorecem os tratos culturais mecânicos.

 
Bruna Gamma
Da Redação
 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.