Refazenda
 
 
 

Melhoramento Genético Florestal

O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade. Foi iniciado no Brasil em 1903, por Navarro de Andrade.

Em sua forma mais comum, o melhoramento florestal se dá através da seleção de indivíduos superiores, identificados em plantações comerciais, os quais podem ser vegetativamente multiplicados, ou restabelecidos em um delineamento adequado para a comprovação de sua superioridade genética, A comprovação de que os indivíduos selecionados formarão os futuros plantios comerciais ou produzirão sementes para este fim pode ser realizada através da implantação de testes de progênies ou de testes clonais.

Métodos:

Existem três formas de multiplicação vegetativa:

O método de propagação vegetativa por enraizamento de estacas é chamado de Estaquia.

A união de partes de indivíduos através de seus tecidos, de modo que a união seja seguida de crescimento vegetativo é chamado de Enxertia.

A cultura de tecidos é chamada de Micropropagação.

Seleção de Indivíduos (Árvores):

É a escolha de indivíduos ou populações, que apresentam caracteres desejáveis para o melhoramento, todavia, a escolha do método depende da finalidade da multiplicação e da fisiologia da espécie com a qual se está trabalhando. Com relação à seleção entre famílias e dentro das famílias, observou-se o problema da existência de indivíduos excepcionais, em famílias não selecionadas, e de indivíduos selecionados com valor inferior até mesmo ao pior indivíduo de outra família. Portanto, a seleção será baseada em medidas genéticas e não fenotípicas (que sofrem ação do ambiente).

Teste de Superioridade Genética

Testes de Progênie avalia os pais pela comparação do desempenho das suas descendências.

Testes Clonais: dados sobre valores genotípicos; é a avaliação de um indivíduo ou clone através da comparação de clones.


A importância destes conceitos está no fato de que pode haver grandes erros no resultado esperado, se indivíduos selecionados para a reprodução sexuada (pomar de sementes) forem utilizados para a clonagem, ou vice-versa. A produção de sementes a partir de pomares testados é uma ferramenta essencial, pois inúmeras características, bem como, qualidade da madeira, forma do fuste, já estão definidas nos cromossomos.

Pomar de Sementes Clonal Testado - P.S.C.T.

É uma plantação de árvores com genótipo selecionado através de um teste clonal, estabelecida através da propagação vegetativa. Recebe um manejo diferenciado para o florescimento e produção abundante de sementes, através de tratos culturais específicos. A dificuldade desta forma de produção para algumas espécies é a enxertia. Nesse processo as vantagens são que, os genótipos das produtoras de semente são conhecidos, assim, pode se iniciar o florescimento mais rapidamente em função da idade fisiológica, além de a implantação do pomar ser em um local mais conveniente, mais econômico e mais produtivo.
As desvantagens são: restrições de base genética e dificuldades na propagação. Contudo a possibilidade de cruzamentos entre indivíduos aparentados é mínima e os genótipos superiores podem ser repetidos diversas vezes.

Desenvolvimento de Pomares de Sementes

Produção de Estacas

Com a finalidade de promover o enraizamento, segmentos de folhas, ramos, secções do caule ou raiz são tratados para fazer as estacas (cuttings). A propagação na forma de estacas apresenta a vantagem de obtenção de maiores ganhos em pouco tempo. Neste caso trabalha-se com a herdabilidade no sentido amplo, ou seja, sem cruzamentos. Plantios comerciais estabelecidos a partir de estacas apresentam maior homogeneidade, maior sobrevivência e maior produtividade. Herdabilidade é a porção da variação fenotípica observada que ocorre em função dos efeitos genéticos.

Clique para ampliar

Um fator relevante quando se fala em melhoramento florestal é a interação “genótipo x ambiente”.

É conhecido como interação genótipo x ambiente, estacas de uma mesma matriz (um mesmo genótipo). Podendo apresentar comportamento inverso em dois ou mais ambientes, este fenômeno é indesejável em um programa de melhoramento envolvendo mais de um local.

A maioria dos trabalhos desenvolvidos no melhoramento genético florestal visa o aumento volumétrico das árvores e a melhoria da retidão do fuste. Em espécies utilizadas comercialmente, a determinação da variabilidade genética para uso no melhoramento em características relacionadas à produção de celulose, painéis de madeira e carvão se tornam interessantes devido à possibilidade de ganhos em qualidade e quantidade significativos no produto final.

 
Bruna Gamma
Da Redação

 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.