Refazenda
 
 
 

Reflorestamento e Agrossilvicultura
Agrossilvicultura

A agrossilvicultura é um sistema racional e eficiente de uso da terra. Consiste numa prática de manejo na qual as árvores são cultivadas em consórcio com culturas agrícolas e/ou criação animal que propicia, entre outras vantagens, a recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.

Sistemas agroflorestais ou agrossilviculturais são sistemas de produção consorciada envolvendo um componente arbóreo e outro, que pode ser animal ou cultivo agrícola, de forma a maximizar a ação compensatória e minimizar a competição entre as espécies, com o objetivo de conciliar o aumento de produtividade e rentabilidade econômica com a proteção ambiental, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentado.

Refere-se à composição, arranjo espacial do componente arbóreo, estratificação vertical e ao arranjo temporal dos componentes. Nos SAF's existem três grupos de componentes a serem manejados: o florestal (árvores, palmeiras ou outras plantas com origem florestal); o agrícola (plantas herbáceas, arbustivas ou forrageiras); e o animal, tanto de pequeno porte quanto de grande porte. A distribuição das árvores na área pode ser de forma misturada com os outros componentes, como nos sistemas de condução de regeneração natural da espécie florestal (sistema tradicional da bracatinga, no sul do Brasil), ou em zonas, podendo estas ser estreitas (microzonais), como é no caso do “alley cropping”, ou plantio entre fileiras de árvores.

Sistemas Agrossilvicultural:

Pousio Melhorado: é um sistema de plantio de árvores na fase de pousio, possui componentes agrícola e cultura comuns como as leguminosas. Sua função é a melhoria do solo, produção de lenha, madeira e frutos.

Taungya: é o plantio de espécies comerciais agrícolas, sua função é conservação do solo e produção de madeira.

Alley Cropping (Aléias): é um sistema de plantio de árvores em fileiras ou em faixas e cultivo agrícola entre as fileiras ou faixas. Nesse plantio é utilizada leguminosa, com função de conservação do solo e produção de lenha.

Árvores de uso múltiplo em áreas de cultura: são árvores plantadas, dispersas aleatoriamente, ou em padrão sistemático em bordas, terraços ou faixas, também pode-se usar árvores do tipo frutífera. Suas principais funções são proteção, sombreamento e conservação do solo.

Culturas arbóreas com cultivos agrícolas: é o plantio multiestratificado com árvores para sombreamento de culturas arbóreas ou herbáceas, cuja funções são a conservação do solo, sombreamento, produção de madeira e frutos.

Jardins domésticos: é a combinação multiestratificada de árvores e culturas agrícolas em torno da casa, que tem como função a conservação do solo.

Árvores para melhoria ou conservação do solo: Árvores plantadas em faixas e terraços. Seu componente arbóreo tem uso múltiplo.

Cercas-vivas e quebra-ventos: são árvores plantadas em torno de culturas. Nesse sistema são utilizadas árvores de diferentes alturas que servem com cercas e/ou quebra-vento.

Sistema Silvipastoril:

Árvores em pastagens naturais e/ou plantadas: sistema de regeneração artificial ou natural de árvores em áreas de pastagens naturais ou artificiais, no qual são utilizados sistemas arbóreos de uso múltiplo, forrageiras, leguminosas, animais do tipo bovino, suínos ou ovinos. Objetiva proporcionar sombra aos animais e produção de forragem e produtos animais.

Pastejo em áreas reflorestadas: plantio em povoamentos florestais comerciais, utilizando espécies de gramíneas, leguminosas e outras espécies comerciais. Também há o uso de animais como bovinos, suínos e ovinos. Tem como função produzir madeira e forragem, além de sombra para os animais.

Clique para ampliar
Mudas utilizadas na agrossilvicultura

Banco de proteína: plantio de árvores em áreas de produção de proteínas para corte ou pastejo direto. As culturas utilizadas são gramíneas e leguminosas, produzindo forragem, e os animais são bovinos, caprinos ou ovinos.
Pastejo em áreas de cultura arbórea: áreas de culturas arbóreas, gramíneas e leguminosas, sob pastejo de bovinos, suínos ou ovinos.
Árvores para produção de forragem de peixes: plantio de árvores nos taludes de tanques, represas ou açudes pra produzir forragem, objetivando a estabilização de taludes.
Sistemas Agrossilvipastoris:
Jardins domésticos com animais: é uma combinação multiestratificada de árvores frutíferas e animais de pequeno porte, em torno de casas, objetivando a conservação do solo.

Sistemas Agrossilvipastoris em áreas de plantio florestal: é o método Taungya em conjunto do pastejo durante a fase de manutenção de florestas, cujas culturas plantadas são gramíneas, leguminosas, forrageiras e comercias, além de bovinos, suínos ou ovinos.

Bruna Gamma
Da Redação

 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.