Refazenda
 
 
 

Atlas Ambiental
Município de São Paulo

A dinâmica de uma metrópole do porte de São Paulo, com 1509 Km² de extensão e seus quase 10 milhões de habitantes, representa um desafio quando se pretende levantar e mapear dados físicos, bióticos e socioeconômicos. Tais dados, sejam eles alfanuméricos ou espaciais, necessitam de constante atualização.

Neste contexto, a aplicação da metodologia de Sistema de Informações Geográficas – SIG, no Projeto Atlas Ambiental do Município de São Paulo torna-se bastante oportuna, face à intenção de atualização permanente, com a utilização predominantemente de bases gráficas constituindo a cartografia digital para o planejamento.

Tendo em vista tratar-se de projeto de longa duração, para o qual é previsto um período de execução de cerca de 5 anos, optou-se por priorizar um dos aspectos cruciais para a qualidade de vida da metrópole: as áreas verdes.
Sabe-se, através de estudos desenvolvidos pela PMSP, que apenas 16,36% do município é ocupado por áreas verdes, sendo 10,24% na zona urbana e 6,12% na zona rural (SILVA, 1993). Esses números refletem a escassez de áreas verdes existentes, bem como a crescente supressão desses espaços na zona rural, levando a um comprometimento da biodiversidade no território do município.

O presente projeto, denominado “Diagnóstico e Bases para a Definição de
Políticas para as Áreas Verdes no Município de São Paulo”, informalmente denominado Mapa do Verde, constitui-se na primeira fase do “Atlas Ambiental” e integra desde setembro de 2000, junto com mais de três dezenas de projetos, o Programa BIOTA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.

Como resultados finais são apresentados neste relatório os seguintes temas:
Cobertura Vegetal, Clima Urbano, Uso do Solo, Meio Físico e Ocupação Urbana, o Perfil Socioeconômico, além de uma proposta de síntese, discutida no Perfil Socioambiental.
Compõem ainda o relatório, a base geopolítica e administrativa e uma carta imagem do município. Os mapas elaborados encontram-se nas escalas 1:100.000, 1:75.000 e 1:40.000 e 1:15.000.

Os dados de fauna e flora coletados por técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes – DEPAVE, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente alimentam o Banco de Dados Textuais do SINBIOTA – Sistema de Informação Ambiental do Programa BIOTA/FAPESP.

Ressalta-se ainda que diversos dados gerados no âmbito do presente projeto, foram utilizados pelo Grupo Técnico, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLA, para subsidiar a proposta do Plano Diretor, atualmente em processo de discussão e votação na Câmara Municipal de São Paulo.

Faça o download do documento


Fonte: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo
 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.