Refazenda
 
 
 

Pesquisadores do IF visitam Refazenda e Darwin
Técnicos do instituto conheceram o viveiro e uma base de pesquisa

Pesquisadores do Instituto Florestal de São Paulo foram conhecer de perto dois projetos institucionais da Agência Ambiental Pick-upau, que estão sendo desenvolvidos na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, localizada no extremo sul da capital paulista.

A Dra. Márcia Balistiero Figliolia, do Setor de Produção de Mudas e o Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, do Setor de Melhoramento Genético Florestal, estiveram na APA Capivari-Monos para observar as instalações do viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, do Projeto Refazenda e uma base de pesquisa de levantamento fitossociológico do Projeto Darwin.

Pesquisadores do Instituto Florestal visitam base de pesquisa do Projeto Darwin.

Os pesquisadores do IF, que foram recebidos pelo engenheiro agrônomo do Pick-upau, Nelson Matheus Oliveira Junior (diretor da CODASP – Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo, diretor da AEASP – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo e conselheiro do CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo), também puderam conversar com indígenas envolvidos em ambos os projetos. Os pesquisadores irão colaborar com a organização na aplicação e no desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos de aperfeiçoamento na produção florestal.

Engenheiro agrônomo da Pick-upau, Nelson Matheus Oliveira Junior, observa espécies no viveiro.

Marcia Balistiero Figliolia possui graduação em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Ciências Florestais [Esalq] pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em pós-graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Rio Claro - Universidade Estadual Paulista (2005). Atualmente é Pesquisadora Científica do Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Platymiscium floribundum, Germinação, Produção de Mudas, Floresta Ombrófila Densa, Tolerância à Sombra. Fonte: Instituto Florestal

Miguel Luiz Menezes Freitas possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1992), mestrado em Agronomia - Sistemas de Produção - pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Universidade Estadual Paulista (1999) e doutorado em Agronomia - Genética e Melhoramento de Plantas - pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - Universidade Estadual Paulista (2003). Sou Pesquisador Científico do Instituto Florestal de São Paulo, Coordenador do Grupo Técnico de Conservação e Melhoramento Genético de Espécies Arbóreas e membro do Conselho da Revista do Instituto Florestal. Experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Genética Quantitativa, Genética de Populações e Biologia Molecular, em estudos de conservação genética e Melhoramento Genético Florestal. Fonte: Instituto Florestal

Gabriela Picolo, bióloga da Pick-upau e Marcia Balistiero Figliolia, pesquisadora do Instituto Florestal no viveiro do Projeto Refazenda.

Sobre o Instituto Florestal
Fundado em 1886, o IF é uma entidade pioneira nas ações de conservação da natureza detendo, através de sua filosofia de trabalho, posição marcante na realidade florestal paulista e brasileira, seja como gerador de atividade sustentável e econômica, seja pela proteção de áreas significativas que abrigam ecossistemas primitivos. Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente desde 1986, o IF sempre cuidou das reservas do estado de São Paulo, tarefa que começo a dividir com a Fundação Florestal a partir de 2007. São mais de 900 mil há de reservas, o que significa cerca de 3,5 % do território paulista, distribuídos em 24 Estações Ecológicas, 27 Parques Estaduais, 19 Estações Experimentais, 01 Reserva Estadual, 02 Viveiros Florestais, 06 Hortos Florestais, abrangendo 114 municípios. O Instituto Florestal é o guardião da biodiversidade do Estado de São Paulo e sua obrigação é garantir às futuras gerações tal patrimônio.
Saiba mais: www.iflorestal.sp.gov.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.