Refazenda
 
 
 

Banco de Áreas para Recuperação Florestal no Estado de São Paulo
Mata Ciliar

O Banco de Áreas poderá ser consultado por qualquer interessado em investir em recuperação florestal, sendo que os dados para contato com o proponente e/ou proprietário serão repassados apenas para pessoas ou empresas que manifestarem interesse na recuperação daquela área específica.

Matas Ciliares

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

O reflorestamento das áreas de mata ciliar é uma necessidade, devendo ser implementado com espécies nativas, observando um nível adequado de diversidade biológica para assegurar a restauração dos processos ecológicos, condição indispensável para o desenvolvimento sustentável.

A importância da mata ciliar para a conservação da biodiversidade e proteção do solo e dos recursos hídricos;
Os baixos índices de cobertura natural florestal verificado em várias regiões do Estado de São Paulo;
As restrições legais que incidem sobre as Áreas de Preservação Permanente definidas pelo Código Florestal;

II - o controle de erosão e consequente redução da perda de solo e do assoreamento de corpos d'água;
III - a proteção das nascentes e das áreas produtoras de água para abastecimento público;
IV - a fixação de carbono visando apoiar os esforços de mitigação do aquecimento global;
V - a conscientização da sociedade para o uso sustentável dos recursos naturais.

Artigo 2º - O Projeto Estratégico Mata Ciliar deverá ser compatibilizado com o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares instituído pelo Decreto Estadual 49.723, de 24 de junho de 2005, e apoiado pelo Fundo Global de Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF) e Banco Mundial, conforme Acordo de Doação TF 055091, ficando mantidos o Grupo de Gerenciamento de Projeto e as demais disposições previstas na Resolução SMA 12, de 13 de março de 2007.

Faça o download do documento

SMA Mata Ciliar Banco de Áreas SP
Resolução SMA 42/2007


Fonte: Secretaria do Estado de Meio Ambiente de São Paulo
 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.