Formando Novas Florestas.
Criando Novos Habitats.
Plantando árvores e semeando biodiversidade.
 
 
 
 
       
SOBRE
 

Criar Novas Florestas é uma garantia de sobrevivência para o planeta.

 
O Projeto Novas Florestas é um spin-off do Refazenda, iniciativa institucional da Agência Ambiental Pick-upau criada em 2007, para a produção florestal e restauração ecológica de áreas degradadas, como forma de mitigar as mudanças climáticas, promover a ampliação da biodiversidade, fomentar novos habitats entre outros benefícios socioambientais.

O Novas Florestas faz parte do Programa Regenera América, uma ação do Mercado Livre para a manutenção de florestas tropicais, com foco na geração de créditos de carbono e na preservação de importantes biomas nas Américas. No projeto desenvolvido na Mata Atlântica, propriedades rurais serão beneficiadas em municípios de diferentes regiões estratégicas no Estado de São Paulo.

 
 
 
 
       
       
       
 
BIOMA AMEÇADO
 

Com cerca de 7% de sua cobertura vegetal remanescente, a Mata Atlântica está entre as florestas tropicais mais ameaçadas do planeta.

 
 

Mata Atlântica: um bioma exuberante e em perigo.

 
 
 
       
       
 
 
 
 
       
HISTÓRIAS
 

Conheça e acompanhe as histórias e notícias das Novas Florestas.

 
A criação de Novas Florestas é feita a partir de histórias sobre a preservação e a manutenção da biodiversidade. Proprietários rurais e comunidades são os principais atores no desenvolvimento e na implantação de iniciativas conservacionistas nas diferentes regiões de abrangência da Mata Atlântica.

Acompanhe as notícias e as histórias de sucesso e os desafios de preservar e restaurar um dos biomas mais biodiversos do mundo, mas também um dos mais ameaçados. A Mata Atlântica chegou a um ponto crítico e sua manutenção depende de ações de reflorestamento e de ampliação de sua cobertura vegetal original.

 
 
 
 
 
 
             
           
 
 
 
 
 
 
       
       
       
 
BIODIVERSIDADE
 

Cerca de 27% do total de plantas do mundo, aproximadamente 20 mil espécies, ocorre na Mata Atlântica, dessas oito mil são endêmicas. A floresta é a casa de uma fauna exuberante.

 
 

Mata Atlântica: uma das florestas tropicais mais ameaçadas

 
 
 
       
       
 
 
 
 
Projeto Novas Florestas faz parte do Programa Regenera América. Conheça!
     
 
 
 
 
 
       
PARTICIPE
 

Juntando esforços para criar Novas Florestas e novas oportunidades sustentáveis.

 
O Projeto Novas Florestas é realizado a partir da participação da sociedade e das comunidades locais. Isso pode ocorrer de várias maneiras, como na restauração ecológica de áreas desmatadas em propriedades rurais, no fornecimento de insumos florestais em uma cadeia produtiva e na organização de atividades socioeconômicas que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável local.

Cadastre sua propriedade rural na plataforma Muda no Mundo. Deste modo, você poderá participar da seleção de áreas para receber os benefícios da restauração ecológica e reflorestamento do Projeto Novas Florestas, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e na formação de importantes fragmentos florestais. Conheça a Rede de Sementes e saiba como participar da iniciativa que envolve ações socioambientais para o desenvolvimento regional.

 
 
 
 
 
 
 
       
       
       
 
BIODIVERSIDADE
 

Cerca de 891 das 1.971 espécies de avifauna do Brasil estão na Mata Atlântica. Dessas 64 estão ameaçadas e podem desaparecer.

 
 

Mata Atlântica: o habitat da avifauna silvestre

 
 
 
       
       
 
 
 
 
 
       
PARCERIAS
 

Unir forças e estratégias é fundamental para formar Novas Florestas.

 
Ao longo de sua história, a Agência Ambiental Pick-upau reuniu esforços de diferentes áreas e setores da sociedade. Agora no Projeto Novas Florestas, a Organização conta a parceria e ação de impacto do Mercado Livre, por meio do Programa Regenera América, e da Pachama, uma influente empresa de tecnologia que trabalha com IA (Inteligência Artificial) no monitoramento de florestas e na geração de créditos de carbono.

Mas o projeto só faz sentido e somente é realizado a partir das parcerias locais com propriedades rurais, organizações da sociedade civil e das comunidades envolvidas no esforço de recuperar áreas degradadas e formar Novas Florestas, fragmentos e corredores ecológicos que possam proporcionar serviços ambientais imprescindíveis à vida.

 
 
Sejam bem-vindos (as) às Novas Florestas.
Junte-se a nós nesta jornada socioambiental
na Mata Atlântica.
 

     
JUNTOS
SOBRE NÓS
CONTATO
 
 
Quem Somos
Negócios Sustentáveis
   
INICIATIVAS FLORESTAIS
SIGA-NOS
Projeto Refazenda
 
 
Rede de Sementes e Mudas
Cadastre Sua Propriedade
CECFLORA
Mudanças Climáticas
Aves & Árvores
  Ciência para Novas Florestas
NOVAS FLORESTAS Darwin Society Magazine
Conheça Histórias
Sobre o Projeto  
FAQ  
Notícias    
     
     
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024. Refazenda: Novas Florestas 2022-2024.